COMPORTAMENTO

Guto Requena assina mobiliário urbano interativo

'Meu coração bate como o seu' é o mais recente trabalho do designer que pontua série de TV comandada pela National Geographic

“O Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo” (dados da Anistia Internacional)

A convite da National Geographic, que está fazendo uma série de TV com quatro artistas que trabalham com arte pública, o designer e arquiteto Guto Requena criou a escultura ‘Meu coração bate como o seu’, um híbrido de mobiliário urbano interativo e arte pública. Trata-se de um memorial instalado no centro histórico de São Paulo que celebra 40 anos de ativismo LGBT+ iniciado na cidade, local de luta e resistência pelos direitos LGBT+. A obra ficará exposta por um ano e a série da NatGeo, Hack the City, trará quatro episódios, entre os quais um com Guto Requena.

“É uma grande honra, estou super feliz em participar desse projeto, dessa entrega para a cidade. Estamos celebrando 40 anos de ativismo LGTB+ no Brasil e esse memorial é uma homenagem a esse ativismo. Aliás, é mais que isso: é muito especial para mim, pois trago nele meus 10 anos de pesquisa sobre mobiliário urbano interativo, arte pública e tecnologia para falar dessa causa, para ser um porta-bandeira desse tema tão importante”, comemora Guto.

No interior da obra, caixas de som tocam trechos de depoimentos de ativistas LGBT+. Ao anoitecer, luzes no interior da obra pulsam no ritmo do batimento cardíaco desses ativistas, transformando a obra numa grande escultura de luzes e emoções. ‘Meu coração bate como o seu’ é composta por cilindros de aço carbono industrial, usados em obras de infraestrutura urbana. Eles foram seccionados e agrupados, num gesto que sugere união. Todos os tubos foram utilizados em sua materialidade original, sem acabamentos, conservando seu desgaste e as marcas do tempo. O maior tubo foi pintado em degradê nas cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBT+. Para participar basta enviar um depoimento por um número de whatsapp com até 3 minutos de duração. Alguns depoimentos serão selecionados para integrar a instalação.

imagem_release_1435222Parceiro do designer, a GTM Cenografia, que tem à frente o diretor Rodrigo Barros, conta que “colaborar com as obras criadas pelo Guto é sempre um desafio nas questões de produção, e isso motiva a todos da equipe a buscar novas alternativas técnicas e criativas.” Já Daltro Mendonça, diretor de projetos da GTM classifica os projetos de Requena como ‘instigantes’, explica que seus projetos sempre os convidam a buscar soluções técnicas para novas demandas. “Esse, em especial, estende o exercício da reflexão para um presente e um futuro com mais inclusão, tolerância e convivência.” E, finaliza: “É sempre um prazer colaborar e dar o suporte técnico necessário para que suas mensagens cheguem às pessoas através de uma arte tão expressiva.”

Serviço:

Pça. Dom José Gaspar – República  – SP

Uma obra do Estúdio Guto Requena

Criação: Guto Requena

Desenvolvimento: Bruno Baietto

Interação e musicalidade: Felipe Merker Castellani

Montagem e Produção: GTM Cenografia

Sobre Guto Requena

Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, Guto Requena graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003 pela USP. Durante nove anos foi pesquisador do NOMADS USP – Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007 obteve o seu mestrado na mesma Universidade.

Guto recebeu prêmios e tem ministrado palestras em diferentes cidades pelo mundo, como Nova York, Milão, Beirute, Paris, Istambul, Moscou e Dubai. Em 2012 Guto foi selecionado pela Google para projetar seu escritório brasileiro. Em 2013 foi a vez do Walmart o convidar para desenhar sua sede, vencendo o prêmio internacional “Building of the Year” pelo Archdaily na categoria “Arquitetura de Interiores”.

Guto foi colunista do jornal A Folha de São Paulo, onde escrevia sobre design, arquitetura e urbanismo, além de colaborar escrevendo para diversas revistas. Em 2011 Guto criou, escreveu e roteirizou o programa de TV “Nos Trinques” para o GNT e desenvolve séries de design para TV, internet e cinema.

Sobre a GTM Cenografia

Pioneira no mercado brasileiro, a GTM Cenografia surgiu há 25 anos para atender à crescente necessidade de construção cenográfica para eventos corporativos. Com um grupo de trabalho formado por profissionais experientes e das mais diversas áreas – tais como cenógrafos, arquitetos, diretores de arte, produtores, serralheiros, marceneiros, pintores, eletricistas, tapeceiros e aderecistas -, a GTM é reconhecida por executar projetos em todo o Brasil e, também, no exterior.

Sua fábrica, localizada estrategicamente entre algumas das principais rodovias do País, foi pensada de modo a reduzir impactos ambientais, desde a captação de água da chuva às ferramentas com baixo consumo energético. Baseado em um circuito 360 graus, no qual as áreas trabalham nas peças que, depois, são direcionadas ao centro para pré-montagem e testes, esse complexo de produção possibilita à GTM Cenografia garantir total qualidade e segurança aos seus contratantes. Visite http://gtmcenografia.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s