NOTICIAS

PM do Paraná mostra retrocesso e exige masculinidade em edital

O tempo passa e, ao invés de evoluímos, estamos tendo um retrocesso terrível. Um edital, publicado recentemente, da Policia Militar do Paraná causou um grande descontentamento de diversos grupos LGBTI+ ao exigir “masculinidade” para ingressas na corporação.

A Aliança Nacional LGBTI e o Grupo Dignidade lembraram, no sábado 11, que, além de soar machista e sexista, essa péssima exigência desconsidera que mulheres também sejam candidatas a cadete ou exige delas característica julgadas como “masculinidade”, o que significa um “retrocesso discriminatório”.

Curta nossa Page no Facebook

Resumindo claramente, a instituição PM nos dá o entendimento de que uma mulher ou qualquer pessoa sem atitude masculina não seria capaz nem teria comprometimento necessário a um profissional de segurança pública. Que retrocesso, né?!

Os grupos pedem à governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) e à Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, Comandante-Geral da PM-PR, que o edital seja revogado. A nota também pede posicionamentos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos conselhos Federal de Psicologia e Regional de Psicologia do Paraná sobre o conteúdo do edital.

A nota da Aliança Nacional LGBTI e Grupo Diversidade, afirma em repúdio:

“Entendemos que a exigência, entre diversos equívocos, desconsidera a possibilidade de mulheres candidatas a cadete, ou quer que elas também tenham características de “masculinidade”, e que, portanto, é um retrocesso discriminatório e permeado por machismo, chauvinismo, patriarcalismo, sexismo, binarismo de gênero, heteronormatividade… Fere a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira no que diz respeito à igualdade de todas as pessoas, além de estar na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) em relação ao alcance da igualdade entre os gêneros. Ademais, segue uma tendência demasiadamente preocupante de recrudescência de valores que beiram o fascismo e ameaçam a própria democracia no Brasil.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s